Submissão de trabalhos

O EnAJUS 2024 aceitará submissões dos seguintes tipos de trabalhos, que devem ter aderência a um ou mais temas de interesse do evento:

  1. Trabalho empírico, contendo resultados de pesquisa empírica concluída ou em desenvolvimento;
  2. Ensaio teórico, apresentando uma discussão articulada de conceitos e teorias, com proposições que avancem o conhecimento acumulado; ou
  3. Relatório técnico de experiências de implementação de boas práticas de gestão ou mudanças em processos de trabalho em organizações do sistema de Justiça (Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia, Instituições Prisionais, associações de classe, dentre outras), descrevendo uma experiência e suas implicações práticas.

Os trabalhos serão submetidos em duas etapas. Na primeira, o autor submeterá um resumo expandido, contendo entre 900 e 1.100 palavras. Na segunda etapa, o autor, cujo resumo tenha sido selecionado, submeterá o respectivo trabalho completo, com o seguinte tamanho: a) trabalho empírico e ensaio teórico, contendo entre 5.000 e 8.000 palavras; e b) relatório técnico, contendo entre 3.000 e 5.000 palavras. A contagem de palavras considera todo o conteúdo, desde o título até as referências, apêndices e notas de fim de texto.

Os resumos e trabalhos completos submetidos deverão respeitar as seguintes características:

  1. Fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, e margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
  2. Notas de rodapé devem ser evitadas. Notas de final de texto devem se restringir ao mínimo necessário;
  3. Citações e figuras, bem como a lista de referências e outros elementos pós-textuais, devem seguir as especificações da American Psychology Association (APA);
  4. Número máximo de cinco autores por trabalho;
  5. Redação em português, inglês ou espanhol.

Submissão de trabalhos

Resumos expandidos. Cada autor pode submeter, no máximo, cinco resumos, individualmente ou em coautoria, independentemente do tipo do manuscrito e posição de autoria, mas somente pode apresentar no máximo três nas sessões temáticas do evento. Para submeter o resumo, o autor deve acessar o sistema de submissão no seguinte endereço URL: http://www.enajus.org.br/submissoes.

Os participantes do evento que residem fora do Brasil poderão apresentar seus trabalhos de forma remota, em sessões híbridas ou sessões integralmente remotas que forem especialmente designadas pela organização do evento.

No momento da submissão, o autor indicará o tipo de trabalho (artigo empírico, ensaio teórico ou relatório técnico). A autoria deve ser incluída apenas no formulário de submissão, incluindo a identificação dos autores (nome, e-mail e afiliação institucional). Autores não devem ser identificados no corpo do resumo, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação.

Trabalhos completos: Para os casos em que o resumo expandido for selecionado para apresentação, deverá o autor realizar a submissão do trabalho completo, em formato PDF, livre de senha de qualquer natureza.O trabalho completo, no formato de trabalho final ou em andamento, corresponde ao conteúdo de pesquisa empírica, de ensaio teórico ou de relatório técnico, cujo resumo fora selecionado previamente. A submissão deve ser realizada de acordo com as diretrizes e período previstos neste documento.

O arquivo do trabalho completo, a ser submetido somente nos casos dos resumos previamente selecionados, deve atender os padrões estabelecidos para cada tipo de trabalho e ter o seguinte conteúdo:

  1. Título (idêntico ao título do resumo expandido previamente selecionado) contendo até 12 palavras, definindo de forma resumida o conteúdo do trabalho. A primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, exceto artigos e preposições;
  2. Resumo, abstract e/ou resumen, com até 250 palavras, no idioma original do texto;
  3. Palavras-chave, keywords, e/ou palabras clave: no máximo de cinco, separadas por ponto-e-vírgula;
  4. Autoria (nome completo e afiliação de cada autor);
  5. Tema de interesse;
  6. Conteúdo do trabalho propriamente dito, iniciando com a Introdução, na primeira página;
  7. Referências; e
  8. Apêndices, anexos e notas de fim de texto.

Avaliação dos resumos expandidos

A avaliação dos resumos expandidos será realizada por membros do Comitê Científico por meio de processo de revisão duplo-cego (double-blind review). Essa avaliação levará em conta o tipo de texto submetido (trabalho empírico, ensaio teórico ou relatório técnico) e os seguintes itens: a) aderência ao evento e ao tema; b) clareza e objetividade na formulação do objetivo; c) contribuição para o avanço do conhecimento e/ou para a prática; d) fluidez, articulação de conceitos, temas e coerência interna do texto; e e) fundamentação e alcance das conclusões.

Publicação dos anais do ENAJUS 2024

Os anais do EnAJUS 2024 serão registrados no ISSN e publicados na página www.enajus.org.br, após o término do evento e conterão os arquivos dos trabalhos completos que tenham sido selecionados e apresentados por, pelo menos, um dos autores.

O fornecimento de certificados de participação aos autores, assim como a publicação dos trabalhos nos anais do EnAJUS 2024, depende do atendimento cumulativo dos seguintes requisitos: a) apresentação do trabalho, por um dos autores, durante sessão específica do evento; e b) frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas demais atividades do EnAJUS (sessões de apresentação de trabalhos e painéis).