Número ISBN: 978-85-54356-00-2
Autores: Carolina Menezes Lima, Bernardo Oliveira Buta
Sessão 5: 10h30-12h00 - Sala 107 - Bloco C - Térreo
Coordenadora: Luciana Yeung, Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper, Brasil.
Diante da importância social do tema e da falta de literatura relacionada ao desempenho em Defensorias Públicas, a presente pesquisa busca identificar a percepção dos gestores de alto escalão a respeito dos indicadores do desempenho da Defensoria Pública da União. Através de método descritivo, qualitativo e natureza teórico-empírica, baseado na análise de conteúdo de entrevistas feitas com o Alto Escalão do órgão, identificaram-se três categorias de fatores antecessores do desempenho: Recursos, Gestão Estratégica e Público Alvo. Os Indicadores de desempenho identificados foram: Quantidade de Processos; Quantidade de Atendimentos; Êxito; Acesso; Qualidade do Serviço; Congestionamento; Tempo de Tramitação do Processo; Processos Extrajudiciais e Tempo nas Unidades de Atendimento. Com os resultados do trabalho foi possível explicar indicadores e antecessores do desempenho, correlacioná-los, assim como estabelecer uma ordem de importância de acordo com as respostas dos entrevistados. Sugeriram-se novas agendas de pesquisas buscando esmiuçar ainda mais o assunto na Defensoria Pública da União e a aplicação de estudos dessa mesma natureza nas defensorias estaduais, permitindo comparações e outras observações sobre as variáveis.