Número ISBN: 978-85-54356-00-2
Autora: Talita Caldas
Sessão 1: 8h30-10h00 - Sala 107 - Bloco C - Térreo
Coordenadora: Janaina Penalva, Universidade de Brasília, Brasil.
Este estudo versa sobre a gestão administrativa nos cartórios extrajudiciais, e tem como objetivo principal descrever o cenário atual sobre medição de desempenho nas delegações de serviço público concedida a particulares. Para melhor analisar a situação dos cartórios em termos de desempenho na gestão, utilizou-se no trabalho teórico-empírico a triangulação metodológica: qualitativa, por meio de duas entrevistas e quantitativa, que apresentou a situação do cenário atual sobre administração, planejamento estratégico e monitoramento de desempenho, mais especificamente o Balanced ScoreCard, nas unidades cartorárias. Como resultado percebeu-se que poucos sabem o que é planejamento estratégico, raros fazem monitoramento por indicadores e somente alguns conhecem o BSC, muito embora ninguém o aplique; mesmo que essa ferramenta possa servir como um sistema de apoio para a tomada de decisão e melhore o controle administrativo nos aspectos financeiros e não financeiros. A fiscalização da serventia é realizada por um juiz corregedor, que faz uma validação, em regra proforma, baseada em checklist padrão, pois (com exceções) ele mesmo não domina os detalhes operacionais da legislação do registro e do tabelionato, muito menos os relacionados aos conceitos de administração de empresas. Nem os titulares são previamente preparados para assumir a empresa, e nem há auditorias administrativas que validem e aprimorem o funcionamento e a sustentabilidade das serventias, com vistas a gerar valor futuro, e, sobretudo, a aproximar este setor da sociedade.