EnAJUS 2020 Painéis

Sobre

O Encontro de Administração da Justiça – EnAJUS 2019

O Encontro de Administração da Justiça - EnAJUS 2019 - a ser realizado em Brasília, de 4 a 6 de agosto de 2019, é a culminação do esforço dos membros do grupo de pesquisa denominado Administração da Justiça (AJUS) para produzir conhecimento sobre a Administração da Justiça. É um evento promovido em conjunto pela Universidade de Brasília (UnB), pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). O primeiro encontro - EnAJUS 2018 - aconteceu em Brasília, nos dias 24 e 25 de abril de 2018, e reuniu aproximadamente 120 participantes, entre professores, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e formuladores de políticas públicas, operadores do direito e estudantes de graduação e pós-graduação.

O EnAJUS 2019 tem como tema central Desafios da Administração da Justiça no Século XXI. Antigos desafios para o funcionamento eficiente e efetivo da justiça, como acesso e celeridade, somam-se a novos desafios, como a transparência, a relação com outros sistemas sociais públicos e privados, o uso de novas tecnologias da informação e comunicação. Esses desafios pressionam as organizações da Justiça a adotarem novos modelos de governança e novas formas de prover os serviços de justiça à sociedade. Nesse sentido, o evento procura, com apoio de pesquisa científica e de experiências práticas, discutir alternativas para uma administração da justiça alinhada com os desafios atuais.

Escopo e Objetivos

O EnAJUS 2019 é um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e formuladores de políticas públicas, operadores do direito e alunos de graduação e pós-graduação interessados no tema. O evento estimulará um debate aprofundado entre os participantes e visa:

  1. Ampliar o conhecimento sobre Administração da Justiça;
  2. Desenvolver redes de cooperação, com a troca de experiências relacionadas com inovações e boas práticas de gestão;
  3. Disseminar o conhecimento a respeito de inovações e boas práticas de gestão em organizações do Sistema de Justiça;
  4. Organizar e disseminar o conhecimento acumulado sobre Administração da Justiça.