Anais EnAJUS 2018
ISSN 2674-8401
Escala de Domínio de Competências Relativas ao Uso do SEI: evidências de validade e precisão
Autores: Paulo Daltro, Catarina Odelius, Pablo Freitas
Informações
Sessão 3: 8h30-10h00 - Sala 109 - Bloco C - Térreo
Coordenador: Santiago Falluh Varella, Pesquisador do International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Brasil.
Resumo
Este artigo tem o objetivo de construir e apresentar evidências de validade de uma Escala de Domínio de Competências Relativas ao Uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O SEI é um sistema que permite transferir a gestão de documentos e processos administrativos para um ambiente virtual. A escala foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, pesquisa documental, avaliação semântica de juízes e pré-teste. O questionário foi aplicado por meio eletrônico em duas organizações públicas brasileiras: Universidade de Brasília (UnB) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). Participaram do estudo 337 usuários do SEI. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias, além de técnicas multivariadas como a análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados indicaram a pertinência de solução fatorial composta por: fator 1, com 28 itens interpretados como operações gerais com documentos e processos; fator 2 que contém 10 itens interpretados como procedimentos iniciais no SEI; e fator 3, com 6 itens interpretados como recursos especiais e usuários externos; com 65% de variância total explicada e α = 0,98, α = 0,91 e α = 0,93, respectivamente. Quanto à precisão do instrumento, foram verificados bons índices de consciência interna para os fatores. Concluiu-se que a Escala de Domínio de Competências Relativas ao Uso do Sistema Eletrônico de Informações (EDCRUS) apresentou propriedades psicométricas satisfatórias para a avaliação do grau de domínio de competências relativas ao uso do SEI.
Palavras-chave
Sistemas de Gestão Documental, Competências, Domínio de Competências, Sistema Eletrônico de Informações, SEI.PDF Todos os trabalhos desta edição