Anais EnAJUS 2021

ISSN 2674-8401

Análise de Desempenho Organizacional em um Tribunal de Justiça Estadual

Autoria: Juliana Carneiro Dantas Andreoli Siqueira, Leandro Trigueiro Fernandes, Marcelo Victor Alves Bila Queiroz, Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti

Informações

Sessão Online 13 - 26/10/2021, Das 14h10 às 16h00 (Horário de Brasília) Das 18h10 às 20h00 (Horário de Portugal)
Mediação: Guilherme Gomes Vieira (Universidade de Brasília)

Resumo

O Tribunal de Justiça Estadual do Rio Grande do Norte (TJRN) apresentou, no período de 2015 a 2019, o primeiro lugar no Índice de Atendimento à Demanda, o terceiro melhor desempenho em relação a produtividade, bem como passou para o terceiro maior custo de pessoal e foi considerado o terceiro Tribunal Estadual menos eficiente numa escala de 12 tribunais de pequeno porte (Justiça em Números, 2015, 2017, 2019). Considerando as oscilações de desempenho ocorridas no TJRN, tornar-se importante compreender os fatores que possam influenciar na análise de desempenho organizacional desse tribunal. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar os fatores determinantes do desempenho no TJRN no período entre 2015 e 2017. Para isso, foi utilizada a escala de desempenho de Trigueiro-Fernandes (2014) por ser um instrumento capaz de analisar a percepção dos colaboradores em relação ao desempenho de uma organização. Ao todo, foram 922 respondentes em mais de 10 comarcas diferentes, selecionados por meio de uma amostra não probabilística por conveniência em que se buscou a maior representatividade possível. Como procedimento para tratamento e análise de dados, foram adotadas 3 técnicas: i) técnica de análise fatorial confirmatória; ii) Alfa de Cronbach; iii) análise de regressão. Entre os resultados foi possível identificar que as variáveis tempo de serviço e salário têm uma relação negativa com desempenho, enquanto a variável idade tem uma relação positiva.

Palavras-chave

Desempenho organizacional; administração judicial; análise confirmatória; escala de desempenho; determinantes do desempenho.
PDF Todos os trabalhos desta edição