Anais EnAJUS 2021
ISSN 2674-8401
Justiça Para Quem? Estudo sobre Justiça Organizacional no Ministério Público
Autoria: Jonatas Dutra Sallaberry, Edicreia Andrade dos Santos, Lauren Dal Bem Venturini, Luciana Klein, Leonardo Flach
Eleito entre os Melhores Trabalhos da edição do EnAJUS
Informações
Sessão Online 10 - 26/10/2021, Das 12h10 às 14h00 (Horário de Brasília)
Das 16h10 às 18h00 (Horário de Portugal)
Mediação: Sandra Patrícia Marques Pereira (Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa)
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos da justiça organizacional no desempenho de tarefas dos servidores do Ministério Público, seccionado pela atividade e pelo cargo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e aplicação de uma survey cujos dados foram tratados por meio de equações estruturais. A amostra consistiu em 474 servidores do Ministério Público Federal. Os resultados evidenciaram efeito direto e positivo da justiça distributiva e da justiça interacional no desempenho de tarefas dos servidores. Porém, aspectos da justiça processual não têm uma relação significativa com a performance de tarefas. No âmbito da segmentação por atividades, o desempenho das atividades meio é influenciado positivamente pela justiça interacional e a atividade finalística pela justiça distributiva. Quanto aos cargos, analistas e técnicos, as relações mostraram-se positivas, mas apenas a dimensão interacional tem magnitude significativa no cargo de analista, ao passo que a justiça distributiva e a processual afetam o desempenho das atividades do técnico. A principal contribuição do estudo é a compreensão de como as organizações podem constituir sua estrutura organizacional entre atividades meio e fim, com vistas a aumentar a percepção de justiça de seus servidores, e consequentemente melhorar o desempenho das atividades.
Palavras-chave
Justiça Organizacional; Desempenho de Tarefas; Atividades fim e meio; Ministério Público.PDF Todos os trabalhos desta edição