Anais EnAJUS 2022

ISSN 2674-8401

Lentes Focais em Dados Abertos do Judiciário

Autoria: Leonardo Ferreira de Oliveira, Thiago Maia Sayão de Moraes, Tamilly Virissimo, Gilson Ricardo Daniel, Lana Montezano

Eleito entre os Melhores Trabalhos da edição do EnAJUS

Informações

Sessão presencial 5 - 24/10/2022, 16:30
Mediação: Pedro Miguel Alves Correia (Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça, Ministério da Justiça de Portugal)

Resumo

O acesso aos dados abertos do judiciário permite transparência social para acompanhamento da gestão dos Tribunais, além de disponibilizar informações que podem ser úteis para diferentes atores em suas necessidades. Este relato técnico tem como objetivo apresentar uma proposta de inovação na disponibilização de dados abertos do judiciário, a partir de diagnóstico realizado com diferentes stakeholders, de modo a permitir o atendimento das necessidades dos diferentes público-alvo de políticas públicas. A partir do método de Design Science Research foi realizado um diagnóstico com abordagem qualitativa (pesquisa documental e oito entrevistas) e quantitativa (questionário eletrônico respondido por 157 pessoas), tendo os dados submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva e inferencial. Este diagnóstico permitiu identificar a situação de um problema real para a elaboração de uma proposta de solução inovadora que consiste em um artefato tecnológico nomeado de lentes focais em dados abertos. Para tanto, recomenda-se a co-criação de uma política institucional de dados abertos com participação de representantes por público-alvo, a definição de painéis de informações, páginas com instruções para recorte dos dados específicos e os dados abertos disponíveis para acesso, conforme perfil do stakeholder.

Palavras-chave

Inovação, dados abertos, poder judiciário, cocriação, transparência
PDF Todos os trabalhos desta edição