Anais EnAJUS 2024
ISSN 2674-8401
Caminhos para a Eficiência: Fortalecendo Vínculos e Potencializando Equipes no Contexto do Judiciário
Autoria: Verônica Schielke Lemos Camargo, José Fábio Barbosa de Santana, Raquel Trinchão de Jesus Barouh Torres
Informações
Sessão 15 - 27/11/2024, 08:00
Mediação: Karla Souza da Motta (Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região)
Resumo
As equipes são essenciais para as organizações, pois promovem a colaboração, a diversidade de habilidades e perspectivas e a sinergia necessária para enfrentar desafios complexos e alcançar objetivos estratégicos. Avaliar uma equipe envolve, entre outras ações, medir seu desempenho em termos de resultados alcançados, da eficácia da comunicação, da coesão do grupo, da capacidade de resolver conflitos e da satisfação dos membros. Neste estudo, adotou-se a definição de equipe de Puente-Palacios e Albuquerque (2014), que descreve equipes de trabalho como grupos de pessoas dentro de uma organização que colaboram intencionalmente para alcançar um objetivo compartilhado.A análise dos resultados de uma pesquisa organizacional é crucial para entender o cenário atual e identificar áreas de melhoria. Este trabalho apresentou os principais achados de uma pesquisa em uma unidade organizacional, destacando a importância de examinar resultados e implementar ações efetivas com base nas descobertas. Este estudo começou quando uma unidade tática do Tribunal procurou a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) para compreender melhor o funcionamento de sua equipe de trabalho, visando maximizar as contribuições dos colaboradores. O gestor da unidade apontou necessidade de melhorias no ambiente de trabalho, especialmente na integração entre servidores, comunicação, assunção de tarefas de maior responsabilidade e valorização da equipe. Para atender a essa demanda, formou-se um grupo de estudo multidisciplinar para conduzir a pesquisa.Para atendimento da demanda foram utilizados instrumentos para investigar fenômenos no nível coletivo das equipes de trabalho, baseados na percepção dos membros: interdependência de tarefas, interdependência de resultados, qualidade da comunicação (efetividade e falhas) e segurança psicológica. Na pesquisa, 33 dos 40 dos servidores da unidade responderam ao formulário, representando 82% de resposta. Também foram realizadas entrevistas presenciais com chefes de seção e com o coordenador da unidade. Os resultados de cada tema investigado são apresentados a seguir.De acordo com as respostas obtidas, há uma percepção de que o desempenho dos membros da equipe está vinculado ao trabalho dos demais (interdependência de resultados). Os respondentes concordam que o sucesso dos colegas da unidade é positivo para eles e que o sucesso de uma tarefa os beneficia. Essa visão é compartilhada pelos gestores, conforme entrevistas, confirmando a interdependência dos resultados entre as unidades subordinadas. Tal constatação corrobora a afirmativa de que esse grupo se percebe como equipe. Em relação à necessidade de colaboração entre os membros da equipe para o alcance dos resultados da unidade (interdependência de tarefas), os participantes mantiveram uma posição neutra, dentro da escala de apuração de cinco pontos. Esse resultado identifica que não há clareza para o grupo quanto à interdependência das tarefas que são realizadas, sendo necessário aprimorar a percepção desse aspecto. Tal opinião se repetiu quando os gestores das unidades foram entrevistados. A investigação da qualidade da comunicação se deu a partir de dois fatores: efetividade na comunicação e falhas na comunicação. Ambos apresentaram resultados medianos, o que indica que é possível melhorar aspectos que tornam a comunicação efetiva e minimizar aqueles que dificultam as trocas de informação na unidade. Nas entrevistas, este tema revelou um consenso de que representa um ponto crucial a ser aprimorado na coordenadoria. Obteve-se um resultado neutro acerca da percepção de segurança psicológica na Coordenadoria. Os gestores também sinalizaram preocupação com esse tema. Semelhante aos outros assuntos pesquisados, ainda é possível melhorar a sensação de que é seguro falar sobre as preocupações na equipe, bem como a expressar as opiniões e introduzir ideias novas, sem medo de julgamento ou de perder o respeito dos colegas. As equipes que cultivam um ambiente de segurança psicológica tendem a ser mais eficazes na consecução de metas, na resolução de desafios e no desenvolvimento de um sentido de coesão e pertencimento.Constavam também no questionário duas questões abertas, revelando três categorias: valorização dos servidores, comunicação e trabalho em equipe. Temas como reconhecimento e valorização surgiram espontaneamente nas respostas abertas e nas entrevistas. Os gestores apontaram que os resultados do trabalho da unidade são pouco visíveis para o cliente externo, tornando o reconhecimento um desafio maior.Com os resultados analisados, a equipe técnica da SGP propôs diversas ações, incluindo treinamentos, dinâmicas, materiais de estudo e práticas consolidadas para solucionar as dificuldades identificadas. Essas ações visam melhorar a qualidade da comunicação, a segurança psicológica e o aperfeiçoamento da percepção de interdependência de tarefas e resultados dentro da equipe.Destacaram-se a proposta de um treinamento em comunicação, a criação de um canal único de informações, a realização de oficinas de design thinking, o estímulo à participação e opiniões, a promoção da segurança psicológica por meio de iniciativas práticas, o reconhecimento e valorização dos colaboradores, a integração da equipe, a definição de objetivos comuns, o estabelecimento de um fluxo de atividades, o incentivo à colaboração e a implementação de uma avaliação contínua.Como resultado desse trabalho, a unidade implementou o canal único de comunicação, no Microsoft Teams. Esse espaço é organizado em temas úteis que incentivam a comunicação e integração da equipe. Também participou de um workshop utilizando metodologias como Design Thinking e Estruturas Libertadoras. A análise detalhada dos desafios e pontos fortes identificados durante o workshop revelou insights valiosos sobre a dinâmica e o funcionamento interno da unidade, destacando áreas críticas que necessitam de atenção imediata para promover um ambiente de trabalho mais coeso e produtivo.Com a implementação das ações e os insights obtidos, a unidade atualmente se reconhece preparada para enfrentar os desafios e promover uma cultura organizacional mais colaborativa, comunicativa e segura, visando ao crescimento e sucesso da equipe e da instituição. A melhoria contínua e as práticas eficazes são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho que estimule confiança, criatividade e excelência em todas as áreas de atuação.Intervir nas equipes organizacionais é essencial para melhorar a produtividade, colaboração e eficiência no ambiente de trabalho. Ao direcionar a atenção para as interações e relações entre os membros da equipe, é possível potencializar as habilidades e perspectivas diversas, enfrentando desafios complexos. Além disso, intervenções específicas podem fortalecer a comunicação, coesão e confiança entre os membros, facilitando o alcance de metas e resultados excepcionais. Puente-Palacios, K., & Albuquerque, F. J. B. (2014). Grupos e equipes de trabalho nas organizações. In J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade, & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (2ª ed., pp. 385-412). Artmed.
Palavras-chave
equipes, eficiência, intervenção, desempenho, produtividade.PDF Todos os trabalhos desta edição