Anais EnAJUS 2024
ISSN 2674-8401
Comprometimento Organizacional em Servidores do Poder Judiciário Brasileiro
Autoria: Tallyson Bruno Martins Costa, Leandro Trigueiro Fernandes
Informações
Sessão 08 - 26/11/2024, 14:00
Mediação: Samir Adamoglu de Oliveira (Universidade Federal da Paraíba)
Resumo
O entendimento de que as pessoas ocupam cada vez mais o principal papel para o funcionamento e resultado das organizações é, possivelmente, um consenso nas pesquisas no campo das Ciências Administrativas. O contexto recente de intensas mudanças políticas, sociais e econômicas que impactaram o ambiente de trabalho e as relações entre os indivíduos e as organizações, representa uma nova era na chamada gestão de pessoas, com mais espaços de protagonismo ocupado pelo capital humano. Quando pensamos nas Organizações públicas, os temas relacionados a gestão de pessoas, estratégia e comportamento organizacional estão cada vez mais presentes. O Poder Judiciário Brasileiro é partícipe desse contexto, visto que nos últimos anos vem empreendendo ações, encorajadas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que visam o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, com ênfase na melhoria da produtividade. Essas iniciativas buscam a direção da eficiência administrativa do Judiciário, ao passo que implementam aspectos relacionados a gestão de pessoas que visam a melhoria do serviço público judicial.Nesse contexto, torna-se imprescindível estudar um dos mais importantes aspectos responsáveis pelo envolvimento do indivíduo com a organização: o comprometimento organizacional. Esse construto figura entre um dos mais intensamente investigado ao longo das últimas décadas relacionados ao Comportamento Organizacional (Bastos et al., 2008), e permanece atual considerando a grande preocupação, nos meios acadêmicos e organizacionais, de conseguir selecionar e manter indivíduos competentes, dedicados, engajados e envolvidos com os problemas da organização (Medeiros & Enders, 1998). Assim, este trabalho tem por objetivo Analisar o Comprometimento Organizacional entre os Servidores do Poder Judiciário Brasileiro e foi desenvolvido com uma abordagem quantitativa, a partir de um levantamento de carácter descritivo (Marconi & Lakatos, 2003; Vergara, 1998; Triviños, 1987). Os dados foram coletados através do instrumento EBACO-R criado por Medeiros (2003) e revalidado por Trigueiro-Fernandes et al. (2019), composto por 20 variáveis distribuídas em 5 bases e mensuradas em escala Likert de seis pontos. A amostra foi composta de amostragem por conveniência e a coleta aconteceu através do compartilhamento de link com o instrumento da pesquisa, divulgado através de redes sociais, de grupos de pesquisa com temática relacionada e do contato direto com as instituições aptas a participarem, visando a divulgação entre seus servidores. Ao final do período de coleta dos dados foram obtidas 920 respostas individuais, número que caracteriza a amostra do estudo. A pesquisa analisou os dados coletados a partir de dois métodos, a estatística descritiva e a análise da fatorial confirmatória – AFC, utilizando o software StataMP 17.0.Os resultados obtidos na aplicação da EBACO-R na amostra participante da pesquisa encontraram o padrão esperado pela literatura (Bastos et al., 2008), em três das cinco bases avaliadas, que foram os casos das bases Afiliativa, com o resultado esperado de comprometimento alto ou acima de média, e nas bases escassez de alternativas e linha consistente de atividade, que obtiveram resultados de comprometimento baixo ou abaixo da média, respectivamente. As bases afiliativa e obrigação em permanecer obtiveram baixos níveis de comprometimento, enquanto o recomendado pela literatura é de um alto comprometimento.Dessa forma, percebemos que há entre os participantes do estudo sentimentos como identificação com a missão da organização que estão vinculados, alinhamento entre os seus valores e objetivos pessoais. Para eles a percepção e a relação entre o indivíduo e a organização ultrapassa a mera execução de tarefas e o cumprimento de regras estabelecidas. Os resultados também sugerem a presença dos sentimentos de pertencimento, de compromisso com os problemas da organização e de livre escolha em colaborar com seus objetivos e sua filosofia. No entanto, os resultados de baixo comprometimento nas bases afiliativa e obrigação em permanecer não esclarecem se os servidores possuem vínculos de aceitação em grupo e intenção de permanência na sua organização. Em seguida, o estudo realizou a validação do instrumento EBACO-R através da utilização da Análise Fatorial Confirmatória – AFC em cada dimensão latente e suas respectivas variáveis observáveis, tendo o objetivo de avaliar a adequação dos indicadores em cada base do comprometimento organizacional. Os resultados da significância das cargas do modelo de mensuração dos índices de ajustamento e da consistência interna obtidos por meio da AFC, realizada individualmente para cada construto, permitiram afirmar que os indicadores podem ser explicados pela dimensão latente a que estão relacionados.Como resultado do ajustamento do modelo, verificou-se que as correlações entre as dimensões latentes, nos dois modelos, foram estatisticamente significantes. Os índices reportaram, em sua maioria, valores considerados bons pela literatura e apontaram o modelo ajustado como a melhor escolha.Esses resultados sugerem que a EBACO-R possui um bom nível de qualidade e precisão para medir o comprometimento organizacional no âmbito do Poder Judiciário, visto que o modelo apresentou índices psicométricos e de validade considerados relevantes de acordo com a literatura. A análise dos resultados encontrados, no entanto, esbarra na principal limitação do estudo, que é ausência de referências e outras pesquisas sobre comprometimento organizacional do contexto do Judiciário Brasileiro. Assim, ainda não é possível afirmar ainda se o resultado encontrado reflete a sentimento de toda a organização ou se mostra questões específicas dos participantes do estudo em função do contexto que estão inseridos, considerando toda a dimensão e complexidade do Poder Judiciário.Assim, o estudo apresenta importante contribuição ao atender e reforçar as sugestões de Trigueiro-Fernandes et al. (2019), de que novos trabalhos devem aplicar e examinar a validade da EBACO-R em diferentes culturas e setores da economia, ao passo que inova ao considerar o contexto do Judiciário Brasileiro. REFERÊNCIAS Bastos, A., Siqueira, M., Medeiros, C., & Menezes, I. (2008). Comprometimento Organizacional. In Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre, RS: Artmed. Marconi, M. D. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de pesquisa metodológica científica (5a ed.). São Paulo: Atlas. Medeiros, C. A. F. (2003). Comprometimento Organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo). Medeiros, C. A. F., & Enders, W. T. (1998). Validação do Modelo de Conceitualização de Três Componentes do Comprometimento Organizacional (Meyer e Allen, 1991). Revista de Administração Contemporânea, 2(3), p. 67-87. Trigueiro-Fernandes, L., Lins-Filho, M. L., Mól, A. L. R., & Añez, M. E. M. (2019). EBACO-R: Refinamento da Escala de Bases do Comprometimento Organizacional. Brazilian Business Review, 16(4), p. 315-333. Triviños, A. N. S. (2009). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Vergara, S. C. (1998). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (2a ed.). São Paulo: Atlas.
Palavras-chave
Comprometimento Organizacional, EBACO-R, Poder Judiciário, Comportamento Organizacional, Administração judiciária.PDF Todos os trabalhos desta edição