Anais EnAJUS 2020

ISSN 2674-8401

Construção de Banco Único de Entregas Finalísticas para a Justiça Eleitoral (Relatório Técnico)

Autoria: Luma de Araújo Costa Batista, Júlia Cássia dos Santos Silvério, Paula Christina Batista dos Santos, Ana Claudia Chagas Estellita Lins, Pedro Paulo Murce Meneses, André Luiz Marques Serrano, Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto e Nara Cristina Ferreira Mendes (Universidade de Brasília)

Informações

Sessão 06 - Gestão de Funções e Processos e Outros Temas Relacionados à Administração da Justiça - 25/09, das 11h00 às 13h00
Mediação: Bernardo Oliveira Buta (Defensoria Pública da União)

Resumo

Para uma melhor utilização dos recursos públicos é preciso gerenciar a força de trabalho, com maior controle de seus resultados e produtividade. Nesse sentido, a compreensão das atividades desenvolvidas pelos recursos humanos no âmbito do poder público e a definição dos resultados a serem alcançados por meio dessas atividades é relevante para uma melhor gestão da força de trabalho. O objetivo do presente relatório técnico é apresentar a construção de uma base única de atividades finalísticas para a justiça eleitoral, considerando o contexto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Para a identificação das atividades finalísticas, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com recorte transversal, em que o TSE foi considerado como órgão principal da amostra de organizações para a obtenção dos dados. Como resultado, obtiveram-se 2.278 entregas agrupadas em 57 categorias de serviço. Foi verificada a necessidade de uma nova etapa de pesquisa para a melhoria das descrições das entregas a fim de contemplar as sugestões elencadas pelos TREs. Assim, propõe-se como agenda de pesquisa a continuação da análise das atividades identificadas, buscando insumos para a melhoria da governança de gestão de pessoas na justiça eleitoral. Por fim, do ponto de vista gerencial, verifica-se a construção de um panorama geral das atividades da justiça eleitoral, uma base comum para elaboração de política de gestão e mensuração de resultados. Como contribuições metodológicas é possível apontar o desenvolvimento de um método de identificação de entregas nas organizações públicas, tanto de áreas finalísticas quanto de áreas meio.

Palavras-chave

Banco de Entregas, Produtividade, Força de Trabalho, Justiça Eleitoral, Setor Público
PDF Todos os trabalhos desta edição