Anais EnAJUS 2020

ISSN 2674-8401

Gestão de Processos como Ferramenta para o Aprimoramento da Gestão Pública (Artigo Empírico)

Autoria: Bárbara Cunha da Paz, Paulo Henrique De Souza Bermejo E Suylan de Almeida Midlej e Silva (Universidade de Brasília)

Informações

Sessão 06 - Gestão de Funções e Processos e Outros Temas Relacionados à Administração da Justiça - 25/09, das 11h00 às 13h00
Mediação: Bernardo Oliveira Buta (Defensoria Pública da União)

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a introdução da gestão de processos em uma organização pública federal do Poder Judiciário, buscando-se analisar de que forma a implementação de Gestão de Processos de Negócios contribui para o sucesso do aprimoramento da gestão pública. Para isso, serão identificados os pontos fortes e fraquezas, as contribuições para a gestão e as oportunidades de melhoria para a abordagem em processos utilizada. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, a partir de um estudo de caso único em um órgão público do Poder Judiciário – Superior Tribunal Militar (STM). Para análise dos dados qualitativos foi realizada uma análise de conteúdo explicitante, de forma que a experiência do órgão com o gerenciamento de processos fosse descrita e interpretada. Para análise quantitativa do questionário do modelo avaliativo utilizado no estudo, foi realizada estatística descritiva. Dentre os resultados encontrados, destacam-se as contribuições para a gestão e as barreiras/limitações encontradas, relacionadas à cultura organizacional e à estrutura atual do Escritório de Processos Organizacionais.

Palavras-chave

Gestão de Processos de Negócios, Setor Público, Poder Judiciário.
PDF Todos os trabalhos desta edição