Anais EnAJUS 2020

ISSN 2674-8401

Perfil e Distribuição Espacial dos Peritos Contadores Inscritos no Cadastro de Auxiliares da Justiça (CAJU) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Artigo Empírico)

Autoria: Yaskara Max Raimundo Fegert, Luan Felipe Biscaia e Alisson Renan Scheidt (UNICENTRO)

Informações

Sessão 07 - Gestão de Funções e Processos e Outros Temas Relacionados à Administração da Justiça - 25/09, das 14h00 às 16h00
Mediação: Leonel Gois Lima de Oliveira(Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará)

Resumo

O novo Código de Processo Civil trouxe mudanças importantes na nomeação do perito, incluindo a criação de um cadastro de peritos, destinado a gestão e escolha dos interessados em prestar serviços especializados em processos judiciais. O Cadastro de Auxiliares da Justiça é o sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para a nomeação de peritos. O objetivo deste artigo foi identificar o perfil e a distribuição espacial dos peritos contadores inscritos nesse cadastro. Para tanto, 349 cadastros foram submetidos a análise de conteúdo. Com relação ao sexo, os homens são maioria; a faixa etária predominante está entre 31 e 40 anos; os peritos contadores, no que se refere o município de residência, estão dispersos em 64 municípios paranaenses e mais cinco estados da Federação; a maior parte destes profissionais concluiu o Bacharelado em Ciências Contábeis posteriormente ao ano 2010, e predominantemente em instituições públicas. Cerca de 20% possuem uma segunda graduação e, aproximadamente, 70% são pós-graduados; 72% exercem uma segunda atividade profissional. Constatou-se uma homogeneidade na distribuição espacial destes peritos nas 60 seções judiciárias em que se organiza e divide o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Palavras-chave

Perito contador, Cadastro de peritos, Perícia contábil, Perfil de peritos, Cadastro de Auxiliares da Justiça (CAJU).
PDF Todos os trabalhos desta edição