Anais EnAJUS 2020

ISSN 2674-8401

Tecnologias da Informação e Gestão do Conhecimento: Análise Histórica e Prospectiva da Polícia Militar do Estado do Paraná (Artigo Empírico)

Autoria: Felipe Haleyson Ribeiro Dos Santos, Edson Ronaldo Guarido Filho e Jair Aurelio Santos Dias Antunes (Universidade Federal do Paraná; Universidade Positivo)

Informações

Sessão 05 - Gestão de Funções e Processos e Outros Temas Relacionados à Administração da Justiça - 25/09, das 9h00 às 11h00
Mediação: Anderson Marcos dos Santos (Universidade Positivo)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução histórica da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), visando a análise da relação entre as condições contextuais, o uso de tecnologias e as práticas de gestão do conhecimento nesta organização. Para tanto, discutiremos as implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, associadas à gestão do conhecimento, nas operações da PMPR, organização considerada como parte do sistema de justiça. Como primeira análise, adotamos Temporal Bracketing como metodologia por meio da qual foi possível estruturar 05 períodos de divididos de acordo com os principais fatos históricos encontrados. Por meio da análise das categorias comunicação, mobilidade, transformação, treinamento e análise foi possível compreender a evolução histórica da corporação sob a perspectiva da tecnologia. Apesar de ser um trabalho em andamento, já conseguimos identificar que a história de organizações públicas é essencial para se definir a melhor forma de gestão, sendo possível prospectar a governança digital como novo desafio a ser enfrentado pelas organizações da Administração da Justiça. Como limitação, identificamos a falta de normas mais antigas no site da Casa Civil, e para pesquisas futuras sugere-se a expansão desta pesquisa para outras organizações públicas, em especial aquelas que atuam na administração da Justiça.

Palavras-chave

Polícia militar; História; Tecnologia; Gestão do conhecimento.
PDF Todos os trabalhos desta edição