Anais EnAJUS 2020
ISSN 2674-8401
Traduções Teóricas em Casos Recentes de Reformas do Sistema de Justiça em Portugal (Artigo Empírico)
Autoria: Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia e Sandra Patrícia Marques Pereira (Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa)
Informações
Sessão 04 - Gestão de Políticas Públicas de Justiça - 24/09, das 16h00 às 18h00
Mediação: Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa)
Resumo
Os modelos teóricos da Administração Pública nem sempre representam, de forma precisa, a realidade que molda os alicerces das decisões públicas. As abordagens, técnicas e instrumentos pelos quais se optam, frequentemente apresentam efeitos contrários aos esperados. As reformas na gestão pública cresceram, tornando-se numa própria política em si, englobando um aglomerado de menus de reformas baseados nas várias abordagens teóricas. O objetivo do presente trabalho pauta-se pela criação de uma ponte entre os fundamentos teóricos e casos de reformas recentes na Justiça Portuguesa. Para tal, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnica de análise de dados a análise documental e a análise de conteúdo. São apresentados três conjuntos de reformas na área judicial, enunciando os seus objetivos e respetivo enquadramento e resultados, sucintamente. Com recurso a análise de conteúdo, foi possível relacionar com sucesso a Nova Gestão Pública e a Governança com as reformas estudadas.
Palavras-chave
Nova Gestão Pública; Governança; Reforma Administrativa; Justiça Portuguesa; Políticas PúblicasPDF Todos os trabalhos desta edição