Anais EnAJUS 2024
ISSN 2674-8401
Impacto do Uso da Linguagem Simples no Atendimento da Ouvidoria
Autoria: Alda Souza Figueredo, Mariana Yuka Akamine, Valéria Ferraz Guimarães, Tatiana Aparecida Estanislau de Souza, Julierne Lopes Velez
Prêmio Tomas de Aquino Guimarães - Categoria Relatório técnico
Informações
Sessão 02 - 26/11/2024, 10:00
Mediação: Edson Ronaldo Guarido Filho (Universidade Federal do Paraná)
Resumo
A Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça – OUV STJ executou o projeto “Linguagem Cidadã no STJ” com o objetivo de se comunicar com os seus usuários de forma mais clara, objetiva e acessível. Este projeto pioneiro surgiu como uma resposta proativa às necessidades de uma sociedade cada vez mais plural e diversificada, buscando estreitar laços com a cidadã e o cidadão comum e garantir que suas comunicações sejam compreendidas por todos, independentemente do seu nível de educação formal. A iniciativa ganhou forma antes mesmo da promulgação da Portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 351, de dezembro de 2023, que oficializou a adoção da Linguagem Simples no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. O STJ, antecipando-se às diretrizes nacionais, reconheceu a importância de se comunicar de maneira eficaz e inclusiva, refletindo o compromisso do Tribunal com a inovação, efetividade e a acessibilidade. A Ouvidoria do STJ, para a realização bem-sucedida do projeto, contou com a colaboração de diversas unidades internas, cada uma contribuindo com sua especialidade. O Centro de Formação Judiciária (Cefor) desempenhou um papel crucial na capacitação das servidoras e dos servidores, organizando cursos presenciais e online focados na aplicação prática da Linguagem Simples. A Secretaria de Comunicação Social (SCO) foi fundamental na divulgação das iniciativas e conquistas do projeto, enquanto a Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) monitorou de perto o progresso das atividades, assegurando a aderência ao cronograma estabelecido. Entre as ações concretas que demonstram o impacto positivo da iniciativa e como ela está incentivando a transformação da comunicação no âmbito Tribunal, destacam-se: 1. Educação Continuada: A capacitação em Linguagem Simples foi a primeira ação do projeto. As servidoras e servidores da Ouvidoria e da Secretaria de Comunicação Social foram os primeiros a participarem de capacitação sobre o tema. O curso abordou desde a teoria por trás da Linguagem Simples até a prática de reescrever textos jurídicos complexos de forma compreensível. Resultado: a unidade passou a produzir documentos e serviços mais acessíveis ao público. E o STJ agora conta com servidoras e servidores mais preparados para atender às demandas da sociedade, reduzindo barreiras linguísticas e tornando a justiça mais próxima. Ressaltamos que esta conduta é uma mudança de cultura e é semeada com a prática diária. 2. Revisão das Comunicações: A Ouvidoria revisou suas comunicações externas e internas, aplicando os princípios de Linguagem Simples para garantir que a informação fosse transmitida de forma clara, direta e sem ambiguidades. Houve também a inclusão das Perguntas Frequentes referentes aos serviços da Ouvidoria das Mulheres, explicando o campo de atuação com mais clareza. Resultado: A Ouvidoria mais eficiente e inclusiva, capaz de atender às necessidades de um público diversificado e promover a igualdade. 3. Série “Pitadas de Linguagem Simples”: Realizaram-se publicações semanais abordando diferentes aspectos da Linguagem Simples, desde a escolha de palavras, a estruturação de frases e parágrafos, até a melhor forma de apresentar o conteúdo, incentivando a prática pelo público. Dicas práticas também foram compartilhadas, estimulando as servidoras e servidores a refletirem sobre como suas palavras podem ser interpretadas pelo público leigo. Resultado: um aumento na conscientização sobre a importância da comunicação eficaz e um recurso contínuo para servidores que buscam melhorar suas habilidades de escrita. 4. Eventos:
Palavras-chave
Linguagem Simples, Comunicação, Ouvidoria, Justiça, CidadaniaPDF Todos os trabalhos desta edição