O EnAJUS 2025 aceitará submissões dos seguintes tipos de trabalhos científicos, que devem ter aderência a um ou mais temas de interesse do evento:
- Trabalho empírico, contendo resultados de pesquisa empírica concluída ou em desenvolvimento. Sugere-se que este tipo de trabalho contenha as seções mais usuais de um artigo científico: Introdução; Quadro Teórico-Conceitual; Métodos e Técnicas; Resultados e Discussão; e, Conclusões e Recomendações;
- Ensaio teórico, contendo uma discussão articulada de conceitos e teorias, com proposições que avancem o conhecimento acumulado. Um ensaio, inclui, regra geral, além de uma seção introdutória, outras seções destinadas à apresentação e discussão do estado da arte de um ou mais conceitos, com ênfase em lacunas conceituais e/ou metodológicas. Ao final, um ensaio geralmente apresenta proposições de pesquisas futuras que visem mitigar as lacunas identificadas;
- Relatório técnico de experiências de desenvolvimento e/ou adoção de inovações e/ou boas práticas de gestão em organizações do sistema de Justiça. O texto deverá conter uma seção introdutória para contextualizar a inovação e/ou boa prática, sua relevância para o sistema de Justiça, seções específicas para a descrição do processo de desenvolvimento e/ou adoção, fatores que facilitaram e que dificultaram esse processo, impactos positivos e negativos. Ao final, devem ser enfatizadas as implicações práticas e possibilidades de replicação da inovação e/ou boa prática.
Todos esses tipos de trabalhos devem discutir aspectos teóricos relacionados ao tema explorado, variando a intensidade da teoria para cada tipologia. Assim, um ensaio teórico conterá uma exploração teórica mais aprofundada do que um trabalho teórico-empírico, enquanto este conterá mais teoria do que um relatório técnico.
Os trabalhos serão submetidos em duas etapas. Na primeira, o autor submeterá um resumo expandido, contendo entre 900 e 1.100 palavras. Este resumo descreverá, em parágrafo único, o conteúdo de um texto completo, na segunda etapa. O resumo deverá incluir entre duas a cinco citações de referências científicas utilizadas no seu conteúdo. Ao final, as obras citadas no corpo do resumo, serão incluídas na lista de referências. Na segunda etapa, o autor, cujo resumo tenha sido selecionado, submeterá o respectivo trabalho completo, contendo um mínimo de 4.000 e um máximo de 9.000 palavras.
A contagem de palavras, tanto no resumo expandido, como no texto completo, considera todo o conteúdo, desde o título até as referências, apêndices e notas de fim de texto.
Os resumos e trabalhos completos submetidos deverão respeitar as seguintes características:
- Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples entre linhas, e margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
- Notas de rodapé não devem ser incluídas. Notas de fim de texto devem se restringir ao mínimo necessário;
- Citações e figuras, bem como a lista de referências e outros elementos pós-textuais, devem seguir as especificações da American Psychology Association (APA);
- Número máximo de 03 (três) autores por trabalho;
- Redação em português, inglês ou espanhol.
Submissão de Trabalhos
Antes da submissão do trabalho, o Comitê Organizador e Científico do EnAJUS 2025 sugere que o autor leia, com atenção, algumas boas práticas de redação científica, adiante indicadas, úteis para a qualidade dos textos que vierem a ser submetidos ao evento e, como consequência, aumentar as chances de seleção de trabalhos submetidos:
- textos científicos devem estar apoiados em evidências. Isso implica a necessidade de o autor indicar as fontes de onde extraiu conceitos, dados e outros conteúdos inseridos no texto;
- textos científicos devem conter uma consistência interna adequada, isto é, uma interdependência clara entre seções e parágrafos. Essa consistência, além de proporcionar leveza à escrita, aumenta o nível de qualidade do texto e contribui para a sua compreensão pelo leitor;
- cada parágrafo de um texto científico deve conter um tópico frasal completo. Ou seja, o autor indica, no início do parágrafo, o tema ou conceito a ser tratado, em seguida, realiza uma discussão articulada desse tema e, ao final do parágrafo, conclui e indica as referências consultadas. Devem ser evitados parágrafos com até três linhas, tipicamente telegráficos, que não conseguem cobrir essas condições aqui indicadas;
- os parágrafos devem ser iniciados, sempre que possível, com o enunciado do tema ou conceito a ser explorado, e não com citação. Assim, privilegia-se tema e não autor, e evita-se o texto no estilo de um fichamento;
- as citações devem seguir o padrão autor-data, sem atribuir ao autor citado alguma qualificação. Trechos como “segundo o economista e sociólogo alemão Max Weber, em sua obra clássica Economya y Sociedad, traduzida para o espanhol em 1949″ deveriam ser substituídos por “segundo Weber (1949)”, indicando a referência completa no final;
- o quadro teórico-conceitual de um texto científico deve privilegiar livros clássicos e artigos publicados em periódicos de reconhecida qualidade e relacionadas ao tema de pesquisa discutido, evitando-se textos não publicados e/ou que não passaram por um processo de arbitragem científica, como livros-texto, trabalhos publicados em anais de eventos científicos, e trabalhos de conclusão de curso (graduação, mestrado e doutorado);
- esse quadro teórico-conceitual não deve ser confundido com a descrição do objeto pesquisado. Essa descrição deve estar contida em alguma seção específica do texto, podendo ser incluída, a critério do autor, na introdução ou na seção que descreve a pesquisa realizada;
- textos normativos, como leis, regulamentos, resoluções e assemelhados, não constituem teoria. Portanto, um texto científico não deve incluir esses textos como parte do quadro teórico-conceitual. Quando muito, o autor pode citar alguma norma na seção teórica apenas para contextualizar o assunto. Porém, não para apoiar cientificamente o conteúdo;
- devem ser evitados em textos científicos:
- parágrafos sem conteúdo, isto é, iniciar uma seção apenas para iniciar a seção seguinte. Exemplo: “2. Quadro Teórico-Conceitual” (sem conteúdo), seguido de “2.1. Acesso à Justiça de Vulneráveis”;
- notas de rodapé ou de final de texto. Se o assunto tratado na nota for importante, deve fazer parte do próprio texto; e
- iniciar frases com termos como “atualmente”, ou termo semelhante. Um texto científico é feito para durar e o “atualmente” de 2025 não será atual em 2040, por exemplo. Substitua por algo como “nos anos 2020”.
Resumos expandidos. Cada autor pode submeter, no máximo, 03 (três) resumos, individualmente ou em coautoria, independentemente do tipo do manuscrito e posição de autoria. Assim, cada autor poderá apresentar no máximo três trabalhos no evento. Para submeter o resumo, o autor deve acessar o sistema de submissão no seguinte endereço URL: http://www.enajus.org.br/submissoes.
No momento da submissão, o autor indicará o tipo de trabalho (trabalho empírico, ensaio teórico ou relatório técnico). A autoria deve ser incluída apenas no formulário de submissão, incluindo a identificação dos autores (nome, e-mail e afiliação institucional). Autores não devem ser identificados no corpo do resumo, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação.
Trabalhos completos. Para os casos em que o resumo expandido for selecionado para apresentação, o autor deverá realizar a submissão do trabalho completo, em formato PDF, livre de senha de qualquer natureza.O trabalho completo corresponde ao conteúdo de pesquisa empírica, de ensaio teórico ou de relatório técnico, cujo resumo fora selecionado previamente. O trabalho empírico poderá conter resultados de pesquisa finalizada ou em andamento. A submissão deve ser realizada de acordo com as diretrizes e período previstos pelo EnAJUS 2025.
O arquivo do trabalho completo, a ser submetido somente nos casos dos resumos previamente selecionados, deve atender os padrões estabelecidos para cada tipo de trabalho e ter a seguinte estrutura:
- Título (idêntico ao título do resumo expandido previamente selecionado) contendo até 12 palavras, definindo de forma resumida o conteúdo do trabalho. A primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, exceto artigos e preposições;
- Resumo, abstract e/ou resumen, com até 250 palavras, no idioma original do texto;
- Palavras-chave, keywords, e/ou palabras clave: no máximo de cinco, separadas por ponto-e-vírgula;
- Autoria (nome completo e afiliação de cada autor). A autoria deverá, necessariamente, ser a mesma do resumo expandido, não sendo permitida a inclusão ou exclusão de autores;
- Tema de interesse (conforme temas indicados no item 4);
- Conteúdo do trabalho propriamente dito, iniciando com a Introdução, na primeira página;
- Referências; e,
- Apêndices, anexos e notas de fim de texto.
A não submissão do trabalho completo, no prazo indicado e de acordo com as diretrizes do evento, implicará na desclassificação do mesmo para apresentação no evento.
Avaliação dos Resumos Expandidos
A avaliação dos resumos expandidos será realizada por membros do Comitê Científico por meio de processo de revisão duplo-cego (double-blind review). Essa avaliação levará em conta o tipo de texto submetido (trabalho empírico, ensaio teórico ou relatório técnico) e os seguintes itens: a) aderência aos temas de interesse do evento; b) clareza na formulação do objetivo; c) contribuição para o avanço do conhecimento e/ou para a prática; d) fluidez, articulação de conceitos, e coerência interna do texto; e, e) fundamentação e alcance dos resultados e/ou conclusões.